Alargamento do âmbito do projecto inicial AC70

Este site começou por ser o instrumento para tornar operacional a convocação de uma reunião de amigos, eventualmente a primeira de uma série de encontros.

Volvido menos de um mês sobre o início dos trabalhos e depois de apaixonantes contactos estabelecidos rapidamente com umas dezenas de amigos, que não via há décadas, o projecto viu-se surpreendentemente alargado.

A História do Movimento Associativo Académico de Coimbra dos anos 70 ainda está por fazer, pois parou no da Crise de 69. Muitos dos intervenientes da época que, como eu cheguei a uma República em Coimbra em 1971, ainda por cá andam. Estes são agora, já ou quase já, sexagenários e beneficiam hoje do distanciamento histórico aos  factos impares da vida daquele então. Esta história só pode ser contada por quem a viveu.

Com a abertura das caixas e caixas, que encerrei há mais de trinta anos, quando saí de Coimbra, tomei de novo contacto com rimas de documentação mais altas que eu, com filmes de Super 8 de momentos decisivos posteriores ao 25 de Abril e milhares de negativos de fotografias dessa época, entre muitas outras marcantes recordações.

Colocar “online” parte deste espólio pessoal de pertinente interesse público e juntar-lhe de seguida o dos nossos amigos, que dispõem igualmente de espólios invejáveis e estão disponíveis para os facultarem, passou a ser o enorme desafio em curso deste site, em simultâneo com o da convocação do nosso Encontro de 17 e 18 de Novembro próximo.

Desafiar no próximo ano, quem poderá e deverá tratar historicamente esta informação, ouvindo os seus intervenientes determinantes que, como mais ninguém, poderão testemunhar agora, volvidas cerca de quatro décadas, esses momentos únicos, que determinaram o rumo dos acontecimentos de então, será a próxima etapa a empreender.

Nas próximas semanas tornaremos públicos sucessivamente dezenas de milhares de documentos em fase de digitalização.